terça-feira, 19 de agosto de 2014

Comitê da Bacia do Litoral Sul planeja ações para o triênio 2014-2017


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Sul (CBH-LS) iniciará hoje, terça-feira (19), o planejamento das ações para o triênio 2014-2017. O encontro, que é organizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), acontecerá no auditório do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), em João Pessoa.

O início da reunião está previsto para as 8h30 e terá a participação de líderes comunitários, usuários de água, representantes de prefeituras e de órgãos públicos das cidades de Alhandra, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita e São Miguel de Taipu.

Os membros do comitê auxiliam no gerenciamento e preservação dos recursos hídricos. Eles identificam e denunciam possíveis situações de degradação das bacias, pontos de assoreamento, presença de olarias nas margens dos rios e de atividades extrativistas irregulares.

O Estado possui quatro comitês de bacia: Litoral Norte, Litoral Sul, Rio Paraíba e Piranhas-Açú. Este último é de âmbito federal, sendo 60% da área na Paraíba e 40% no Estado do Rio Grande do Norte. "Os membros dos colegiados possuem a atribuição legal para discutir a situação dos mananciais e seus problemas socioambientais, e definir a prioridade da aplicação dos recursos públicos. Essa participação dos comitês na gestão dos recursos hídricos faz parte do fortalecimento da sociedade civil na elaboração das políticas públicas", comentou o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Chico Lopes.

Outras informações sobre comitês de bacias estão disponíveis no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), através dos telefones 3211-6453 e 3211-6458.

Fonte: ClickPB