quinta-feira, 26 de junho de 2014

Pedras de Fogo tem o segundo maior registro de chuvas na Paraíba, só perde para Alhandra

Chuvas se concentram no litoral, mas temperaturas caíram no Cariri. Em João Pessoa chove 71,6 mm durante o Soão João.

Previsões para os próximos dias 

Alhandra, a 38 km de João Pessoa, foi a cidade paraibana com maior registro chuvas desde a sexta-feira (21) até a manhã desta quarta-feira (25), acumulando 131 milímetros de precipitações no período, de acordo com dados divulgados na manhã desta quarta-feira pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O segundo maior registro no período foi feito em Pedras de Fogo, a 56 km da capital, com um total de 104 milímetros.

O posto de Marés, em João Pessoa, registrou 71,6 milímetros de chuva na capital entre da manhã do domingo (22) até a manhã de terça-feira (24). Já em Campina Grande foram apenas 39,6 milímetros de chuva registrada, mais concentrada entre os dias 23 e 24.

Apesar das chuvas concentradas no litoral do estado, as temperaturas mais baixas foram registradas pela Aesa foram observadas no Cariri. Os termômetros das cidades de Monteiro e Sumé, a cerca de 130 km de Campina Grande, marcaram 17,2ºC e 17,3ºC respectivamente. De acordo com a Aesa, também fez frio em Areia (18,6ºC), Campina Grande (19,5ºC), Cabaceiras (20,1ºC), Sousa (21,9ºC) e João Pessoa (22ºC).

A expectativa é de que as noites continuem frias nos próximos dois meses. “Oficialmente, o inverno começou sábado passado, precisamente às 7h51. Então a tendência é de que tenhamos baixas temperaturas na Paraíba até o mês de agosto, principalmente nas regiões do Brejo e Cariri”, lembrou a meteorologista Marle Bandeira.

A previsão do tempo para o período até 9h da quinta-feira (26) indica possibilidades de chuvas rápidas no Litoral, Brejo e Agreste, com temperaturas abaixo dos 20ºC em quatro das seis regiões paraibanas. “Observa-se a presença de nuvens do tipo ‘baixa’ sobre o setor leste da Paraíba. Elas foram trazidas pelos ventos úmidos que sopram do oceano Atlântico em direção à costa leste nordestina. Essa condição deixa o tempo com nebulosidade variável e possibilidade de ocorrência de chuvas esparsas, principalmente na faixa litorânea”, observou a meteorologista Carmem Becker.

Fonte: G1PB