quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Comitê do Litoral Sul discute qualidade da água dos rios Gramame e Abiaí



A qualidade da água dos rios Gramame e Abiaí será tema de debate no Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul. No próximo dia 20, os membros do órgão deliberativo se reunirão para a primeira reunião ordinária de 2014. O encontro acontecerá às 8h30, na sede da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), localizada na Avenida Ministro José Américo de Almeida, no bairro da Torre, em João Pessoa.

A Aesa convidou para a reunião representantes das nove cidades paraibanas que compõem a bacia hidrográfica: Alhandra, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita e São Miguel de Taipu. “Os membros do comitê têm um papel fundamental na gestão pactuada dos recursos hídricos. Como o Governo do Estado tem uma área muito extensa para fiscalizar, eles ajudam fazendo denúncias importantes, a exemplo dos casos de contaminação, situações de escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo”, disse o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Agência Estadual, Chico Lopes.

O Comitê do Litoral Sul atua nas bacias dos rios Gramame e Abiaí. O primeiro tem o maior curso d’água, com uma extensão de 54,3 km, e seus principais afluentes são os rios Mumbaba, Mamuaba e Água Boa. O segundo se estende por 28,2 km e recebe água dos rios Taperubus, Cupissura e do Riacho Pitanga.

Rio Paraíba – Continuam abertas as inscrições para o processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (CBH-PB). Quem estiver interessado em participar do comitê, que também é conhecido como “Parlamento das Águas”, pode se inscrever na sede da Aesa até o dia 11 de abril. Para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo eleitoral do CBH-PB, a Aesa disponibilizou dois números de telefone: 3211-6450, na Capital, e 3310-6367, em Campina Grande. No dia 7 de maio será divulgada a lista com os candidatos habilitados a participar do pleito. De 13 a 16 acontecerão as plenárias de eleição e no dia 22 do mesmo mês, a posse dos eleitos.


Fonte: Gov. Da Paraíba